Relevo
Estendendo-se por uma amplitude de 1.300 Km à fronteira americana, reduzem-se à 320 Km cerca de ao oeste do Grande Lago do Urso para alargar-se de novo à embocadura do rio Mackenzie e atingir 480 Km cerca de sobre a costa ártica. As planícies internas englobam o nordeste da Colômbia-Britânico, mais a grande parte da Alberta, a metade do sul da Saskatchewan e o terço meridional da Manitoba. Esta região possui às terras mais férteis do Canadá, utilizadas essencialmente para cereais.
Relevo
Ao oeste das planícies internas situa-se uma zona montanhosa que é uma porção da Cordilheira, gigantesca cadeia que se estende da ponta meridional da América do Sul até à extremidade do Alasca. Ao Canadá, a Cordilheira tem uma amplitude média cerca de de 800 Km. Engloba o oeste da Alberta, mais a grande parte da Colômbia-Britânico e a quase totalidade Yukon. Compõem-se das montanhas Rochosas e das formações aparentadas, das quais os montes Mackenzie, Franklin e Richardson.
As planícies do Canadá Encarta
window.google_render_ad();
O monte Robson (3 954 m) é mais a elevada cimeira do Rochosos os canadianos e uma dezena outros PIC cria-se mais de 3.500 o Sr.
Ao oeste do Rochosos canadianos encontram-se outras formações montanhosas, incluindo os montes Caribou, Stikine e Selkirk, e uma vasta região de bandejas. Esta última zona é sulcada de profundos vales e possuída vastas extensões de terras cultiváveis, na em especial Colômbia-Britânico. Ao oeste desta banda central, e quase paralelamente ao oceano Pacífico, elabora-se outro grande sistema montanhoso espalhado de geleiras, que engloba a cadeia Costeira, prolongamento da cadeia das Cascatas aos Estados Unidos bem como diversos elos costeiros. Às cimeiras mais notáveis da Cordilheira ocidental canadiana são o monte Logan (5 959 m, ponto culminante do Canadá e segunda cimeira da América do Norte, após o monte McKinley), o monte Santo Elias (5 489 m), o monte Lucania (5 226 m) e o King Peak (5 173 m), muito situados na cadeia Santo Elias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário